Páginas

domingo, 4 de janeiro de 2015

Crepúsculo dos Deuses


O primeiro filme da série "Revendo em Blu-ray" é "Crepúsculo dos Deuses" (1950), dirigido por Billy Wilder, responsável por clássicos como "Farrapo Humano", "Quanto mais quente melhor" e "Se meu apartamento falasse". "Sunset Boulevard", título original do filme, é  essencialmente uma obra sobre Hollywood e suas misérias, tema que mais tarde também seria abordado sob outras perspectivas em produções como "Cantando na Chuva" (1952) e o mais recente e vencedor do Oscar "O Artista" (2011). Joe Gillis é um roteirista em má fase que, escapando de seus credores, estaciona por acaso o seu carro em uma mansão que acredita estar abandonada. Na realidade, a casa é ocupada por Norma Desmond (Gloria Swanson), uma antiga estrela do cinema mudo, decadente por conta da ascensão dos filmes falados. O encontro de Joe e Norma faz com que a ex-atriz contrate o serviço do roteirista para que revise um enorme filme que escreveu, com ela mesma no papel principal, o que marcaria o seu retorno às grandes telas. 

Por um bom cachê, o endividado Joe aceita o trabalho, mesmo consciente que o roteiro de Norma é de baixa qualidade e que as pretensões da atriz são inalcançáveis. Aos poucos, Joe toma consciência que tornou-se um prisioneiro de Norma em sua mansão, onde vivem servidos pelo fiel Max, mordomo da casa. Extremamente orgulhosa de si e arrogante, a decadente atriz, maravilhosamente interpretada por Gloria Swanson, é também uma personagem carente e vulnerável, que não admite que os seus dias de glória ficaram no passado: "Eu sou grande, os filmes é que ficaram pequenos". O envolvimento emocional de Norma com o anfitrião e seu desejo psicótico pelo retorno ao sucesso faz com que a permanência de Joe na casa torne-se insustentável. Por outro lado, é difícil para o roteirista desvencilhar-se da atriz, a quem se afeiçoa, embora não a ame. Aliás, o amor de Joe é na verdade Nancy Olson, uma leitora de roteiros da Paramount com quem o roteirista co-escreve um filme.

"Crepúsculo dos Deuses" é genial por diversos aspectos. Billy Wilder, que na época já era um diretor lendário em Hollywood, é, sobretudo, um grande contador de histórias. O roteiro, que é a todo momento narrado, não torna-se previsível e sua principal característica é a metalinguagem com a produção e indústria do cinema. Gloria Swanson de fato era uma ex-atriz do cinema mudo, que caía no esquecimento até estrelar o filme de Wilder. O  ator que interpreta o mordomo Max dirigiu filmes na década de 20 e 30, tendo inclusive trabalhado com Swanson em uma obra que é assistida por Norma e Joe. Quando Norma joga um carteado com seus amigos ex-atores do cinema mudo, um deles é Buster Keaton, naquela época já esquecido. A obra trata da melancolia de sua protagonista em relação ao que significou para o cinema em tempos remotos. Quando Norma desce as escadas do castelo em que mora rumo ao seu destino final é assustadora a feição da protagonista ao encarar a câmera e dizer as célebres palavras: "Tudo certo, Sr. De Mille. Estou pronta para o meu close". Fecham-se as cortinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário