Finding Vivian Maier



Este obscuro documentário indicado ao Oscar 2015 é uma grande surpresa para os amantes da fotografia. Trata-se da história da misteriosa Vivian Maier, uma babá norte-americana que teve sua obra e talento fotográfico descobertos postumamente. O autor da descoberta é John Maloof, um jovem também extraordinário, que assina a direção, roteiro, produção e direção de fotografia do documentário. Maloof, que narra a história, adquiriu em um leilão os incontáveis negativos de Maier, sem nenhuma informação a respeito de quem havia sido a autora daquelas fotografias. Quando revela as primeiras imagens, o jovem é surpreendido pelo talento ímpar do trabalho de Vivian, uma autêntica fotógrafa de rua, muito talentosa e com uma sensibilidade fora do comum para fotografar tipos humanos. 

A partir da descoberta da grandeza daquele trabalho, Maloof parte em uma profunda pesquisa histórica com o objetivo de encontrar informações sobre quem havia sido Vivian Maier. A esta altura nós espectadores já estamos completamente envolvidos com o mistério que cerca a história da fotógrafa e babá, bem como com o esforço do diretor em tentar compreender as peças que faltam no quebra cabeça que é a trajetória de Vivian. Maloof não comprou apenas as cerca de 100.000 fotografias tiradas por Maier, mas também quase todos os objetos que pertenceram a ela, como filmes, roupas, recibos, canhotos de passagens e tudo aquilo que a babá, como acumuladora compulsiva, juntou durante sua vida. Os muitos recursos que o diretor possui faz com que o filme seja extremamente bem documentado, de modo que, para todo relato dado por aqueles que conheceram Maier, existem vídeos e fotos reais que os ilustram. Isso faz o filme mais impressionante ainda.

Conduzido por uma suave trilha sonora e um trabalho fantástico de fotografia, "Finding Vivian Maier" é uma das obras-primas que temos o privilégio de assistir quando nos entregamos à sétima-arte. O filme não é apenas a história de uma mulher notável, mas também uma reflexão a respeito da passagem da vida, sobre quem somos e a que viemos. É também o registro de um belo trabalho de pesquisa histórica, dedicação e criatividade de um jovem desconhecido no mundo do cinema. Vivian Maier passou despercebida por muitas pessoas durante sua vida, mas teve agora o reconhecimento de seu trabalho, que não poderia ser classificado por outra palavra senão maravilhoso.

Comentários

Postagens mais visitadas