Curtindo a Vida Adoidado



A tradução correta para este divertido filme de 1986 deveria ser algo como "O Dia de Folga de Ferris Bueller", porque condiz mais com o roteiro do que a ideia de "curtir a vida adoidado". Estrelado por Matthew Broderick, no papel de sua carreira, o filme conta a história do adolescente Ferris, que acompanhado de dois amigos, decide matar um dia de aula para aproveitar a vida. Nos primeiros minutos somos introduzidos à história pelo próprio Ferris, olhando diretamente para a câmera, algo incomum no cinema. Ele diz que está insatisfeito com a escola, que não está nem aí para o socialismo, e que a vida é muito curta pra deixar de aproveitá-la. Utilizando de truques engenhosos, o garoto engana os pais, a irmã e o diretor do colégio, tudo isso para fingir estar doente e passar um dia ensolarado em Chicago acompanhado de Cameron e Sloane, sua linda namorada.

Uma das coisas que mais me chama atenção em "Curtindo a Vida Adoidado" é que seu roteiro não faria sentido nenhum se a Escola fosse um lugar prazeroso para os alunos. A existência do filme comprova que já na década de 80 o ambiente escolar era hostil e tedioso aos estudantes. A Escola continuou a mesma coisa quando estudei entre 1999 e 2009. Em 2017, como professor, continuo pensando a mesma coisa, a despeito dos meus esforços para mudar um pouco essa realidade. É buscando escapar da rotina do colégio que os três protagonistas da obra embarcam na Ferrari roubada do pai de um deles e partem para o centro da cidade. Não há a pretensão de grande rebeldia, como cenas em que os garotos se alcoolizam ou pelo menos fumam um cigarro. Pelo contrário, os jovens vão procurar frequentar em Chicago justamente os espaços onde são cotidianamente excluídos, como um restaurante chique ou uma galeria de arte. A galeria em questão é o famoso Instituto de Arte de Chicago, onde Ferris e os amigos vão contemplar (e confrontar) as mais importantes obras da história da arte, como os quadros de Renoir, Modigliani, Picasso e Edward Hopper. Há um close fantástico no rosto de Cameron quando ele boquiaberto analisa em detalhes o óleo na tela de "Uma Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte", de Georges Seurat.

O auge do filme está na cena em que Ferris sobe em um carro alegórico e canta "Twist and Shout", gravada na inconfundível voz rasgada de John Lennon. É raro encontrar uma canção dos Beatles em qualquer filme. Quando Ferris começa a cantar, toda a cidade se anima e canta e dança junto, uma fantasiosa e emocionante quebra do cotidiano em uma cidade que pouco para pra respirar. Anos mais tarde, situações parecidas seriam repetidas no mundo real, com a propagação dos "flash mobs" pelo mundo afora. Recentemente, um grupo de paulistanos cantou "Evidências", música que ficou famosa na voz de Chitãozinho e Xororó, dentro de um metrô lotado na capital de SP. Impossível não conectar este episódio à cena clássica de "Curtindo a Vida Adoidado", representativa do momento em que toda a humanidade de figuras urbanas despidas de suas individualidades vem à tona, através de um rock inevitavelmente dançante. Ou de um sertanejo de raiz.

Há no filme muitos momentos descontraídos, cenas de perseguição, a ridicularização do diretor da escola e até uma pontinha de Charlie Sheen, que interpreta um viciado em drogas, papel que assumiu também na vida real. Os momentos cômicos, aliados a ingenuidade do filme, fizeram com que a obra se tornasse presença cativa na programação vespertina da TV brasileira. No Brasil, "Curtindo a Vida Adoidado", a começar pela tradução do título, não desfruta tanto do status cult que adquiriu por retratar adolescentes que vivem dramas existenciais típicos da idade e de sua classe social. De um modo geral, a mensagem central do filme é a de que o tempo passa rápido pra ficarmos trancafiados dentro do colégio, principalmente quando as matérias lecionadas são tão obsoletas. Próximo ao fim do filme, Cameron diz a Ferris que viveu o melhor dia de sua vida. Eu, que fui um célebre matador de aulas, vivi os melhores dias da minha vida fora da Escola também.

Comentários

Postagens mais visitadas