O Lobisomem



Filmado em 1941, este é o mais icônico dos filmes de lobisomem da história do cinema. Inspirado em uma antiga lenda europeia, que provavelmente surgiu na época da Idade Média, a obra narra a história de um filho pródigo, chamado Larry Talbot, que retorna a sua casa na Inglaterra depois de se reconciliar com o pai. Acontece que, por imenso azar, Larry acaba matando um lobisomem e cumprindo uma maldição que o transforma na criatura que destruiu. Assim, fadado a virar um lobo todas as noites, o homem passa a cometer crimes contra a sua vontade, sendo perseguido pelos habitantes de seu vilarejo, incluindo o próprio pai.

O roteiro brinca com a ideia da visita de um forasteiro à pequena cidade cenário, mas um forasteiro que é na realidade ex-morador e filho de uma figura importante na região. Isso já é o suficiente para criar burburinho entre os moradores quando Larry passa a apresentar comportamento suspeito. Larry é interpretado por Lon Chaney Jr, um grande ator norte-americano, cujas feições são muito destoantes do padrão de beleza para protagonistas de filmes da época. Outra participação importante é de Bela Lugosi, no papel de um cigano, que tem breve e fundamental relevância para o roteiro. Lugosi foi um dos mais célebres atores do cinema de horror do século passado, tendo ficado imortalizado como o "Drácula" de 1931, uma versão estadunidense do alemão "Nosferatu", de 1922, ambos baseados no romance de Bram Stoker.

Apesar de toda a ingenuidade das produções do período, além das limitações técnicas, este é um autêntico filme de terror. A figura do lobisomem totalmente transformado pode ser um pouco cômica hoje, quando a maquiagem no cinema adquiriu proporções épicas, mas deve ter provocado bons sustos na década de quarenta. A direção do filme faz algumas experimentações interessantes, representando algumas alucinações do protagonista em takes que lembram os filmes expressionistas de épocas anteriores. Há uma cena no parque de diversões em que Larry, o lobisomem, se recusa a atirar na figura de um lobo no jogo de tiro ao alvo, uma feliz brincadeira do roteirista. Com pouco mais que 70 minutos de duração, este é um clássico que merece ser visitado.

Comentários

Postagens mais visitadas