Páginas

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Scoop - O Grande Furo



"Scoop" é uma comédia de 2006, dirigida e escrita por Woody Allen. O longa faz parte dos filmes "mágicos" do diretor nova-iorquino, com uma história divertida e simpática. Quando o assisti pela primeira vez, classifiquei o filme aqui no blog como "bobinho", adjetivo que continuo usando, mesmo que dessa vez com uma conotação positiva. Porque é realmente isso o que filme é: uma comédia despretensiosa.

Embora boa parte da crítica tenha achado e ainda ache o filme aquém da qualidade do seu diretor, acredito que "Scoop" se insere perfeitamente bem na coerente filmografia de Woody Allen, que sempre teve um grande apego pelo mistério, pela fantasia, pela comédia de erros e, é claro, a ideia do crime (quase) perfeito, como em "Crimes e Pecados" (1989) e a sua versão repaginada, "Match Point" (2005), ambos já comentados aqui no blog.


Scarlet Johansson em cena de "Matchpoint" (2005). Além deste e "Scoop", a atriz participou ainda de outro filme de Woody Allen: "Vicky Cristina Barcelona".

Cena de "Crimes e Pecados" (1989), uma obra sobre assassinato e culpa.

Scarlet Johansson e Hugh Jackman, na cena da piscina, em "Scoop".

No filme, temos Sondra, protagonista interpretada por Scarlet Johansson (sempre muito bem e versátil), em um papel um pouco diferente da femme fatale que lhe é característica. Sondra é uma aspirante a repórter visitando Londres para entrevistar um figurão na cidade (episódio convenientemente repetido no último filme de Allen, "Um dia de Chuva em Nova York"). A entrevista acaba dando errado e, enquanto assiste a um show de mágicas do excêntrico "Splendini", interpretado pelo próprio Allen, Sondra acaba tendo contato com o espírito de um jornalista morto, que dá a ela um grande furo de reportagem sobre um célebre assassino de Londres. Sondra então decide ir atrás do serial killer, que acaba se revelando um improvável gentleman interpretado por Hugh Jackman (fazendo uma versão recorrente de "homem burguês" do cinema de Allen).

Woody Allen interpreta o mágico Splendini, um presente aos espectadores

Um dos maiores méritos de "Scoop" é a presença do mágico Sid Waterman, personagem de Woody Allen, que é responsável por boa parte das piadas espirituosas do roteiro. Allen e Scarlet Johansson formam uma boa dupla ao interpretar um casal de pai e filha fingindo serem pessoas da alta sociedade norte-americana, coisa que estão muito longe de ser. Enquanto Sondra é retratada como uma repórter pouco inteligente, mas determinada, o mágico Waterman é um coroa extrovertido, de humor ácido e rápido, cuja inconveniência acaba colocando a colega em apuros em diversas situações. Como o filme foi rodado em Londres (fugindo um pouco de Manhattan, onde se passam quase todas as obras de Woody Allen), o humor do filme ganha contornos ainda mais interessantes, à medida que o próprio diretor pode fazer suas brincadeiras - digamos, culturalistas - para alfinetar os britânicos.

Filmado em Londres, o filme se apropria de elementos da cultura britânica, como a leitura dos tablóides

Logo no início do filme, vemos o espírito do jornalista que dá o furo de reportagem à Sondra, em uma cena bastante teatral que remete à barca de Caronte, da mitologia grega. Nós espectadores temos uma visão privilegiada da história, porque não nos resta dúvidas da culpa do personagem de Hugh Jackman. Acontece que Sondra não tem essa certeza e acaba se apaixonando pelo nobre homem inglês. É o seu falso pai quem brinca com isso, quando pergunta o que ela ganhou ao dormir com o assassino, além de uma possível gravidez.

O humor de Woody Allen está presente em boa parte das cenas em que o personagem do mágico pode desfilar um monte daquelas boas e antigas piadas do diretor, que tanto valorizam os seus filmes mais antigos, mas estão tão ausentes em algumas de suas obras mais recentes (mesmo as mais celebradas). Por essa razão, ver "Scoop" é, de alguma forma, se encontrar com o estado de espírito de Woody Allen quando ele ainda não era ainda "apenas mais um diretor cancelado". É um filme que ainda pretendo assistir muitas outras vezes e recomendo a todos os leitores do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário